:: Principal arrow :: Curso: Inventário, Conservação e Restauro em Arqueologia Industrial arrow Desempregados

Divulgação Desempregados PDF Imprimir E-mail

CURSO: "Desenvolvimento Sustentável, Gestão do Património e Turismo Ambiental - Iniciativas Empresariais" para desempregados

ImageImage{mosimage)

1. Uma Oportunidade de Desenvolvimento e Emprego
A crescente importância do património cultural e natural cria novas oportunidades de desenvolvimento e de emprego nos territórios do interior da Região Centro nos domínios do inventário e da gestão do património, da conservação da paisagem e dos recursos naturais, da recuperação do património edificado, do turismo e do lazer, do renascimento qualificado da agricultura, pecuária e floresta e da valorização dos respectivos produtos, da formação e do ensino. É urgente passar estas oportunidades para a dinâmica social, abrindo novas áreas para as iniciativas empresariais, das associações, e da administração local e central, impulsionando processos de desenvolvimento sustentável e a criação de novos perfis profissionais no interior do país e suas zonas rurais.
Uma política de valorização dos sítios históricos, monumentos e paisagens, dos produtos agro-alimentares, da gastronomia e do artesanato é um complemento indispensável para a estruturação dos investimentos na área do turismo, criando cadeias de valor, e passa por uma gestão sustentável equilibrada. O renascimento agro-florestal além de promover directamente a economia local e o emprego, é condição de desenvolvimento do turismo cultural e de natureza.
Estes recursos endógenos estão potencializados com a actual rede de infra-estruturas e de equipamentos, o que aumentou a qualidade de vida e as acessibilidades destes territórios. Os projectos do LEADER e do POR Centro, como os das aldeias históricas e aldeias e xisto, têm contribuído para a reabilitação e valorização dum património importante e para a emergência de alguma restauração e alojamento turístico de qualidade, embora ainda insuficiente.


2. Destinatários:

técnicos licenciados ou bacharéis, desempregados ou à procura do 1º emprego (com informação do Centro de Emprego) dos territórios alvo de programas ou projectos das Medidas II.3 (Contratos de Aldeia, Centros Rurais e Aldeias Históricas), II.4 (AIBT Vale do CÔA), II.5 (AIBT Serra da Estrela) e II.6 (AIBT Pinhal Interior), do P. O. da Região Centro, ou que comprovem ter projectos de iniciativas empresariais ou profissionais nestes territórios.


3. Funcionamento:

acção de formação de 504 horas, de 7 horas por dia, de terça-feira a sábado, durante 15 semanas, de 25 Outubro de 2005 a 1 de fevereiro de 2006, com interrupção no Natal e fim do ano. Novo curso em preparação, inscrições abertas.


4. Resultados Esperados dos cursos:
No final do curso e da realização dos projectos nele integrados, os formandos - embora usufruindo o apoio de especialistas nos domínios de grande especialização ou complexidade - deverão ter adquirido as seguintes valências:
·   Saber fazer a caracterização diagnóstica do território alvo, indispensável à concepção de estratégias de iniciativas empresariais, ao estudo de viabilidade e à gestão de planos e projectos, no contexto do mercado ibérico.
·   Conceber, planear e promover projectos de valorização do património natural e cultural, numa óptica de gestão privada e pública sustentáveis.
·   Saber detectar/animar as entidades e pessoas válidas para promoverem ou apoiarem a realização dos planos e projectos, constituírem parcerias ou estruturas sustentadas e iniciativas empresariais.
·    Saber gerir os programas, projectos e estruturas de valorização do património, de turismo cultural e de natureza e de desenvolvimento dos sistemas agrários sustentáveis.
·    Ter os conhecimentos mínimos necessários à promoção e gestão de iniciativas empresariais nos domínios objecto do curso, embora sendo aconselhável o aprofundamento de domínios do conhecimento prático relativo à criação e gestão de pequenas e médias empresas, em geral.


5. Critérios de Selecção:
·   Conhecimentos e experiência, e/ou vocação demonstrada (por curriculum e/ou por entrevista), num dos domínios do curso (gestão do património, turismo e desenvolvimento rural);
·   Perspectivas concretas de trabalho ou de investimento no território alvo.


6. Metodologia:

Formação, com avaliação contínua, na modalidade pedagógica de investigação-acção, incluindo a produção de projectos de valorização dos recursos patrimoniais e naturais, de turismo cultural e de natureza e de desenvolvimento rural, que serão o resultado de um esforço conjunto, inovador, entre formandos, formadores e instituições que representam, respondendo às necessidades dos territórios, das suas organizações e da actividade empresarial. Trata-se da criação de condições, incluindo visitas de estudo, que levem o técnico a compreender o seu território, sabendo traduzir os novos conhecimentos em acções de desenvolvimento e/ou iniciativas profissionais ou empresariais. Os conteúdos técnicos, relacionados com a Qualidade, Tecnologias da Informação e Comunicação, Contabilidade e Gestão, serão integrados nos programas do curso, e os relacionados com o Património Natural e Cultural serão estudados "in situ".


7. Apoio Financeiro aos Formandos:

Para os técnicos desempregados bolsa mensal correspondente a 100% do salário mínimo nacional e para os técnicos à procura do 1º emprego 25 % do salário mínimo nacional. Subsídio de refeição e de alojamento, limitado mensalmente a 20% do valor da bolsa. Subsídio de transporte quando as sessões se realizarem a mais de 50 km do local de emprego ou residência.


8. Formadores:

O curso terá como formadores especialistas reconhecidos nos domínios da valorização e gestão do património natural e cultural, da museolização e do turismo cultural e de natureza, exercendo actividade nos domínios do ensino universitário e/ou da profissão na especialidade.


9. Programa

MÓDULOS / TEMAS

Horas
MÓDULO 0: Apresentação dos Objectivos do Curso; Levantamento de expectativas
1,5
MÓDULO 1: Desenvolvimento Regional e Rural Sustentáveis da Região Centro
54,5
MÓDULO 2: Turismo Cultural
49
MÓDULO 3: Promoção e Fomento do Turismo: o Plano Estratégico de Castilla y León.
56
MÓDULO 4: Rotas e Circuitos Turísticos. Condições e Formas de Implementação e Modelos de Gestão.
63
MÓDULO 5: Introdução ao Inventário dos Conjuntos Urbanos.
28
MÓDULO 6: Introdução à Conservação e Restauro de Estruturas Arqueológicas, Construções e Objectos com Valor Patrimonial:
56
MÓDULO 7: Aplicação aos Projectos de Turismo Ambiental das Tecnologias de Informação e Comunicação e de Apoio à Gestão Empresarial.
28
MÓDULO 8: Noções de Diagnóstico da Qualidade de Serviços e Produtos de Turismo na Região e da Qualificação de Projectos de Turismo Ambiental
28
MÓDULO 9: Viabilização e Gestão Económico-Financeira de Projectos de Turismo Ambiental
42
MÓDULO 10: Sistemas de Planeamento das Estratégias de Marketing dos Museus, Parques Naturais e Centros Culturais da Região
49
MÓDULO 11: Trabalho de Projecto
49
TOTAL HORAS
504

10. INSCRIÇÕES:

Até 21  de Outubro de 2005, em formulário fornecidos pela LAC (lac.pt), acompanhada de curriculum vitae e, numa pág. A4, uma ideia de projecto profissional do candidato, ambos enviadas por correio (Liga de Amigos de Conimbriga; Museu Monográfico de Conimbriga; 3150-220 Condeixa) ou por e.mail: .

CONCELHOS DO TERRITÓRIOS-ALVO


Concelhos das Medidas II.3, II.4, II.5 e II.6 do Programa Operacional do Centro:

Concelhos das Medidas II.3, II.4, II.5 e II.6 do Programa Operacional do Centro:
Medidas EIXO II
Medida II.3
Acções  Inovad. de Dinamização de Aldeias 
Medida II.4
Vale do Côa
Medida II.5
Serra da Estrela
Medida II.4
Pinhal Interior
Aguiar da Beira,
X
  X
 
Almeida,
X
X
   
Alvaiázere,
      X
Ansião,
X
    X
Arganil,
X
    X
Batalha
X
     
Belmonte,
X
  X
 
Carregal do Sal
X
     
Castanheira de Pêra,
      X
Castelo Branco
X
    X
Celorico da Beira,
X
  X
 
Condeixa-a-Nova
X
     
Covilhã,
    X
 
Fornos de Algodres,
X
  X
 
Figueira de Castelo Rodrigo,
X
X
   
Freixo de Espada à Cinta,
  X
   
Figueiró dos Vinhos,
      X
Fundão,
X
    X
Góis,
      X
Gouveia,
X
  X
 
Guarda,
X
  X
 
Idanha-a-Nova
X
     
Lousã,
      X
Mação,
X
    X
Manteigas,
    X
 
Meda,
X
X
   
Miranda do Corvo,
      X
Mogadouro,
  X
   
Mortágua
X
     
Nelas
X
     
Oleiros,
      X
Oliveira do Hospital,
X
  X
 
Oliveira de Frades
X
     
Pampilhosa da Serra,
      X
Pedrógão Grande,
      X
Penalva do Castelo
X
     
Penamacor
X
     
Penela,
X
    X
Pinhel,
X
X
   
Porto de Mós
X
     
Proença-a-Nova,
X
    X
Sabugal,
X
X
   
Santa Comba Dão
X
     
S. Pedro do Sul
X
     
Satão
X
     
Seia
    X
 
Sertã,
X
    X
Soure
X
     
Tábua,
      X
Tondela
X
X
   
Torre de Moncorvo
       
Trancoso,
X
X
   
Vila Nova de Poiares,
      X
Vila Nova de Foz Côa
  X
   
Vila de Rei,
X
    X
Vila Velha de Ródão
      X
Vila Nova de Paiva
X
     
Vouzela
X
     

 

 

SOCIO DA LAC
Não tem conta ainda? Criar uma
Copyright 2000 - 2004 Miro International Pty Ltd. All rights reserved.
Mambo is Free Software released under the GNU/GPL License.